ESTÁGIOS NO HOVET
Regulamento do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) e Treinamento Prático Voluntário (TPV) no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Espírito Santo
1. Objetivos
Oportunizar a acadêmicos em Medicina Veterinária e áreas afins vivências práticas que lhes permitam complementar sua formação acadêmica.
2. Períodos de ESO ou TPV
Os estágios ou treinamentos práticos voluntários poderão ser desenvolvidos durante o período das férias e durante o período letivo. Para o período de férias (dezembro, janeiro, fevereiro e julho) será concedida prioridade para alunos da UFES.
Para fazer Estágio Obrigatório, é preciso estar matriculado na disciplina Estágio Supervisionado.
A carga horária mínima para alunos em TPV é de 60h/semestre e para alunos em ESO é de 160h.
3. Áreas de ESO ou TPV oferecidas
Áreas |
Professores responsáveis |
Clínica Médica de Animais de Companhia |
Prof. Dra. Karina Preising Aptekmann M.V. Andressa Cristina G. P. Schimidt |
Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia |
Prof. Dra. Letícia Leal de Oliveira Prof. Dr. Douglas Severo Silveira M.V. Dr. Guilherme Galhardo Franco |
Setor de Animais Silvestres |
Sem médico veterinário responsável no momento |
Clínica Médica, Cirúrgica e Reprodução de Animais de Produção |
Prof. Dr. Rafael Otaviano do Rego Prof. Dr. José Oliveira Carvalho Neto M.V. Carlos Alberto Moreira Junior |
Laboratório Clínico |
Prof. Dra. Graziela Barioni |
Laboratório de Patologia Animal |
Prof. Dra. Jankerle Neves Boeloni Prof. Dr. Leonardo Oliveira Trivilin Prof. Dra. Louisiane de Carvalho Nunes |
Laboratório de Parasitologia |
Prof. Dra. Isabella Vilhena Freire Martins Prof. Dr. Marcus de Freitas Ferreira |
Laboratório de Microbiologia |
Prof. Dr. Marcos Santos Zanini Prof. Dr. Dirlei Molinari Donatele |
4. Calendário para envio de solicitações
Os pedidos de estágio deverão ser encaminhados em formulário próprio impresso para a Secretaria do Departamento de Medicina Veterinária respeitando-se as datas disponibilizadas em http://medicinaveterinaria.alegre.ufes.br/ Só será permitida a solicitação em uma área de atuação e não serão aceitos pedidos entregues fora dos prazos determinados.
Obs: Os formulários para ESO e TPV são distintos.
5. Documentos necessários para a solicitação:
a) Estágio Supervisionado Obrigatório – deverá ser preenchido o formulário disponível em: http://www.alegre.ufes.br/sugrad-estagio, em três vias devidamente assinadas. Serão aceitos alunos em ESO de outras instituições de ensino conveniadas com a UFES.
b) Treinamento Prático Voluntário – deverá ser preenchido o formulário disponível em: http://medicinaveterinaria.alegre.ufes.br/hovet/Estagios e apresentadas as cópias de comprovante de matrícula e horário individual.
c) Será exigido Seguro de Vida e Laudo de Sorologia contra Raiva (atestando que o (a) aluno (a) está imune contra raiva em exame realizado com a antecedência de pelo menos um ano anterior à data do início do estágio/treinamento) para todos os alunos em ESO ou TPV.
6. Deferimentos
Os estágios/treinamentos práticos serão deferidos de acordo com o número máximo de vagas ofertado por cada setor, levando-se em consideração a necessidade e especificidade de cada setor, e a disponibilidade de carga horária dos candidatos. Os alunos em ESO terão prioridade na seleção. Em caso de empate, o critério de escolha será feito pelo maior coeficiente de rendimento escolar.
Obs: o número máximo de alunos por setor é dependente da ocorrência simultânea das disciplinas de graduação nos setores pretendidos.
Os deferimentos/indeferimentos serão divulgados no site http://medicinaveterinaria.alegre.ufes.br/
8. Condições Gerais
Cada setor/área apresentará no primeiro dia de ESO ou TPV as regras de funcionamento do local com todas as atribuições dos discentes selecionados, bem como dos POPs (procedimentos operacionais padrão) adotados pelo setor. Além disto, será exigido o EPI (Equipamento de Proteção Individual) necessário para o setor.
9. Avaliação
A avaliação do ESO/TPV será realizada ao seu final, pelo Professor Orientador ou pelo Profissional Supervisor, por meio do preenchimento de ficha padrão própria e será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).
A emissão do certificado de conclusão ficará dependente do cumprimento das atividades pelo discente em estágio/treinamento prático voluntário por seu Professor Orientador ou Profissional Supervisor e deverá ser emitida até 90 dias após o término do TPV.
Obs: Os alunos em TPV que não cumprirem a carga horária mínima de 60h e os alunos em ESO não terão direito ao certificado (será preenchido o formulário avaliativo próprio de cada instituição que deverá ser encaminhado ao setor responsável pelo aluno).
10. Desligamento
O aluno que não cumprir as normas e recomendações do setor, poderá ser desligado a qualquer momento a pedido do responsável pela área/setor.
Poderão ser desligados alunos com mais de duas faltas não justificadas.
11. Confidencialidade
É proibido o uso de imagens (fotografias) dos pacientes, bem como de quaisquer dados dos prontuários dos mesmos, que tenham sido atendidos na rotina clínica, cirúrgica e/ou laboratorial do Hospital Veterinário.
O não cumprimento desta regra é passível de processo administrativo disciplinar.
12. Os casos omissos neste regulamento deverão ser apreciados pela Gerência do Hospital Veterinário para deliberação.